Informe seu nome e telefone abaixo que ligamos pra você.

Receita descarta software não-Java do IR para Linux

www.
.com
10 de maio de 2009

A Receita Federal descartou desenvolver o aplicativo Receitanet (nativo, não-java) para outras plataformas que não Windows, como distribuições Linux e Mac OS.

Ao apresentar o balanço do período de recolhimento do IR este ano, o supervisor da Receita Joaquim Adir classificou como “pouca gente” o número de usuários que baixou a versão do Receitanet – software usado para preencher a declaração de IR – em Java, que funciona tanto em Macs como PCs com Linux.

Usuários de Linux e Mac pedem há anos uma versão adequada para seu sistema operacional e não um aplicativo Java, mais lento e limitado. Segundo a Receita, a demanda não justifica o desenvolvimento.

A Receita não informou, no entanto, qual foi o volume de acessos a seu aplicativo Java. No total, o órgão arrecadador afirma que recebeu 25, 565 milhões de declarações pela web. A previsão da Receita é manter uma versão em Java para usuários que não adotam Windows.

O uso de aplicativos que só rodam em Windows por órgãos públicos é controverso e, há dois anos, motivou uma ação movida pelo PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, o partido protestava contra o fato do aplicativo para prestar contas à Justiça Eleitoral só rodar em Windows.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ti/receita-descarta-software-do-ir-para-linux-05052009-39.shl

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*